Coluna Previna

Dr. Luís Verri

Viajar! Seja a trabalho ou a lazer, viagens fazem parte da rotina de muitas pessoas.

Mas como infelizmente muita gente, antes de viajar, não cuida da saúde da mesma forma com que cuida da bagagem, muitas viagens tornam-se estressantes em função de doenças indesejadas que chegam sem aviso atrapalhando todo o roteiro.

Toda viagem envolve preparativos, entre eles, os cuidados com prevenção de doenças. Uma dica importante é conferir se há alguma vacina recomendada para o destino escolhido. Hoje em dia, por exemplo, recomenda-se que brasileiros que viajam para Europa e EUA vacinem-se contra SARAMPO e COQUELUCHE em função de surtos recentes nestas partes do mundo.

Pneumonias, meningites, otites, e sinusites atrapalham qualquer viagem e são as principais manifestações de infecções pneumocócicas, que acometem sobretudo os menores de 2 anos e os maiores de 60 anos, os diabéticos, cardíacos, entre outros. Procure vacinar-se com a maior antecedência possível à data de partida, pois algumas vacinas precisam de dose de reforço, outras levam alguns dias até fazer pleno efeito ou podem apresentar reações vários dias após a aplicação.

E como voltar para casa é tão bom quanto partir, ao reforçarmos nossa proteção, evitamos que no retorno sejamos um "vetor" de vírus causadores de doenças. Com pequenos cuidados de prevenção, o viajante fica mais tranquilo e seguro.

Boa viagem!