A meningite meningocócica é uma doença que causa a infecção das membranas que recobrem o cérebro) e certamente está entre as doenças imunopreveníveis mais temidas.

Pessoas não vacinadas de qualquer idade são vulneráveis, mas no Brasil a doença meningocócica- conhecida como meningite - é mais frequente entre crianças com até 5 anos.

Muitas pessoas se confundem com as letras usadas para designar os tipos de meningite. Por que tantas? É que existem cinco tipos da bactéria meningocócica causadora da meningite, e as letras A,B, C, W e Y são usadas justamente para identificar cada um destes tipos.

Hoje em dia, felizmente, além das vacinas contra os tipos A, C W e Y, temos também a vacina contra a Meningite B. Segundo as pesquisas, o tipo B da doença é predominante em crianças menores de 5 anos, representando 57% dos casos. O tipo C deixou de ser o mais comum justamente por causa da vacinação rotineira e hoje representa 28% dos casos.

A meningite B é potencialmente perigosa, com risco de óbito, e por isso a prevenção é tão importante.

O ideal é conversar com o médico -ele poderá dar informações sobre a importância da vacinação contra Meningite.

Perguntas e Respostas

Como a meningite B é transmitida?

O meningococo é transmitido por meio de secreções respiratórias e da saliva, durante contato próximo ou demorado com o portador, especialmente entre pessoas que vivem na mesma casa. Já os ambientes com a aglomeração de pessoas, como shoppings, aeroportos, festas, etc , oferecem maior risco de transmissão e contribuem para desencadear surtos.

Quais os sintomas de meningite?

Os principais sintomas são febre alta e repentina, intensa dor de cabeça, rigidez do pescoço, vômitos e, em alguns casos, sensibilidade à luz (fotofobia) e confusão mental.

Posso vacinar meu filho contra meningite se ele estiver resfriado?

Sim, desde que a criança não esteja com febre.

Quais as reações da vacina contra meningite B?

Cerca de 5% das crianças apresentam reações como dor local e febre.

Onde posso vacinar contra meningite B?

As vacinas contra Meningite tipo B e tipos ACWY são encontradas somente na rede privada. Já vacina contra o tipo C é disponibilizada na rede pública, inclusive para adolescentes.

Vacinei meu filho contra meningite ACWY. Preciso também vacinar contra Meningite B?

A vacinação contra meningite dos tipos A,C,W e Y não protege contra a meningite tipo B. Portanto, para prevenir contra a meningite tipo B- justamente o tipo mais frequente em crianças menores de 5 anos - é importante tomar a vacina.

Adolescentes devem se vacinar contra meningite?

Adolescentes estão numa fase em que frequentam locais aglomerados, como festas, compartilham copos, etc. Isto faz com que sejam considerados grupos de risco para a doença meningocócica. A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção.