Embora não protejam totalmente, máscaras caseiras de pano estão sendo recomendadas como forma de proteção parcial quando as pessoas precisam sair de casa.
A máscara caseira, desde que usada corretamente, é uma espécie de barreira mecânica que ajuda na proteção contra gotículas que são expelidas (e que podem conter o coronavírus) ao falar, tossir ou respirar.
A máscara de pano pode contribuir para reduzir a disseminação do vírus por pessoas assintomáticas ou pré--aesintomáti
cas que podem estar transmitindo o vírus sem saber. Porém, para ter alguma eficiência, o uso da máscara deve seguir algumas regrinhas, confira!
- É fundamental lavar as mãos antes de pegar na máscara para colocá-la. Sempre pegue pela alça.
- Nunca toque a máscara enquanto a estiver usando, pois ao tocá-la você pode contaminá-la.
- A máscara não deve ser usada por períodos muito longos; caso esteja úmida, troque-a.
- Antes de retirar a máscara, você precisa novamente lavar as mãos. Só retire a máscara com as mãos limpas.
- Após o uso, a máscara deve ser colocada num saquinho fechado e lavada assim que possível (nunca deixe máscaras usadas jogadas sobre mesas, no carro, cadeiras, etc) .
- Para lavar a máscara, use água e sabão (ou detergente) e depois deixe de molho na água sanitária. Lembre-se de enxaguar bem e secar bem antes de reutilizar.
- Nunca compartilhe máscaras.
- O uso do máscara não exclui a necessidade de lavar as mãos e manter distância de pelo menos 2 metros entre as pessoas-.Evite aglomerações. E, claro, se puder ficar em casa, fique.