NOVEMBRINHO AZUL

 

Inspirado na campanha Novembro Azul, destinada à conscientização sobre a importância dos cuidados da saúde do homem, o PROJETO NOVEMBRINHO AZUL surgiu para conscientizar sobre a saúde masculina desde a infância e dar atenção às patologias do trato urinário e genital dos meninos e adolescentes.

Criada pelo urologista Dr. Djalma Ribeiro da Costa,  esta ação ganhou o apoio da Sociedade Brasileira de Cirurgia Pediátrica em 2020 (*) com o objetivo de promover a importância do  diagnóstico precoce e tratamento de doenças  comuns  que acometem o sexo masculino na faixa  etária de  0 a 15 anos.

Várias doenças comuns na infância como a fimose, testículo não descido ou criptorquidia, hidronefrose fetal (dilatação do rim), hipospádia, infecção urinária, incontinência urinária ou enurese noturna ( xixi na cama ), hidrocele, hérnia inguinal quando diagnosticadas precocemente podem ser avaliadas  e tratadas em momentos adequados, evitando assim complicações futuras  tanto do ponto de vista funcional / orgânico  como do psicológico.

Cabe à comunidade médica orientar os adultos responsáveis pela criança sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoce das doenças nos meninos e adolescentes, derrubando preconceitos e compartilhando informação confiável.

Quando os pais entendem as características e riscos das doenças, podem atuar de forma preventiva ou evitar protelar a busca por tratamento. O maior conhecimento destas patologias pelos pediatras e pelos familiares da criança tornará possível o diagnóstico e encaminhamento adequado para o cirurgião pediátrico ou uropediatra em idade ideal para cirurgia, proporcionando um resultado mais adequado para estes pequeninos.

Outro ponto importante neste projeto é o alerta e orientação da VACINAÇÃO CONTRA O HPV nos meninos, a fim de reduzir o câncer de pênis.

Através da orientação, prevenção e cuidados a saúde desde a primeira infância do menino preparamos o indivíduo para uma vida adulta mais saudável.

 

Dra Ana Paula Melro (*) CRM 82303/SP

Fonte: Dra. Ana Paula Melro