Importância da Vacinação contra GRIPE (INFLUENZA) como aliada no combate à pandemia.                                                                                        

   Com o início da campanha de vacinação contra Influenza (GRIPE) em 2021, é fundamental conscientizar as pessoas sobre a importância desta vacina sobretudo neste momento em que o país vive um momento crítico da pandemia.

   Todos os anos o vírus Influenza infecta grande parte da população, podendo gerar quadros cujo agravamento pode até mesmo levar à hospitalização.

   Pessoas que que integram grupos de risco como idosos, gestantes, crianças menores de 5 anos de idade, portadores de doenças cardiorrespiratórias e diabetes são mais vulneráveis às possíveis complicações decorrentes da gripe, como pneumonia bacteriana, por exemplo.

    A vacina contra gripe protege contra as cepas do vírus Influenza, reduzindo em cerca de 80% o risco do indivíduo contrair a doença. Segundo informações do Ministério da Saúde, estudos apontam que a vacina reduz em torno de 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias, e diminui cerca de 39% a 75% a mortalidade por complicações da doença relacionadas à Influenza (gripe).

 Entenda os motivos que fazem da vacinação contra influenza (gripe) uma aliada no combate à pandemia

 - Gripes podem ter desdobramentos graves, como complicações respiratórias, que demandam necessidade de pronto-atendimento e internação. Numa crise pandêmica, com os hospitais lotados, a vacinação contra Influenza reduz o risco de que pessoas com sintomas gripais precisem recorrer a hospitais em decorrência de agravamento da doença. Neste sentido, é correto afirmar que a vacinação contra Influenza, além de reduzir a incidência de casos de gripe, contribui para evitar sobrecarga hospitalar.

 - Como os sintomas gripais causados pelo Influenza podem ser confundidos com sintomas de Covid-19, a vacinação contribui para facilitar o diagnóstico por exclusão.

 - O Vírus Influenza pode sobrecarregar e enfraquecer o sistema respiratório, tornando o indivíduo mais vulnerável para complicações do Coronavírus, caso contraia Covid-19 simultaneamente com a Gripe. Até mesmo um quadro anterior de gripe pode deixar o organismo temporariamente mais debilitado, abrindo portas para que o paciente possa ser mais afetado pela ação do Coronavírus, caso venha a contraí-lo.

   Segundo o médico Dr. Luis Alberto Verri, que atua com vacinas desde 1996, é válido observar que “todo ano a composição da vacina contra Influenza muda, justamente para combater as cepas em maior circulação. Por isso, mesmo os que tomaram vacina em 2020, devem se vacinar novamente em 2021. A vacina contra Influenza, popularmente conhecida como vacina da gripe, pode ser aplicada a partir dos 6 meses de idade, inclusive em gestantes”.

   E Dr. Verri reforça: “embora a vacina da gripe não proteja contra Coronavírus, ela é importante pois evita os sintomas gripais que são comumente confundidos com Covid-19, possibilitando diagnósticos mais assertivos, além de reduzir significativamente risco de internação hospitalar ou necessidade de idas ao pronto-socorro em função de agravamento de casos de Influenza. A vacinação é uma importante forma de prevenção contra doenças graves, e, num cenário tão delicado como esse de pandemia, as vacinas são aliadas que ajudam a reduzir a demanda por atendimento nos hospitais, liberando mais espaço para receber pacientes com Covid-19. O impacto da vacinação, sobretudo no contexto pandêmico atual, acaba sendo extremamente positivo em vários aspectos, uma questão que envolve inclusive conscientização e respeito à vida”

 Vacina contra influenza pode ser aplicada junto com vacina COVID?

Uma observação importante é que a vacinação contra Influenza (gripe) não deve ser realizada simultaneamente com a vacinação contra Covid-19. Neste caso, deve ser respeitado um intervalo de 14 duas entre as vacinas.

 Vacina Influenza 2021- Cepas

Em 2021, as cepas que compõem a vacina contra Influenza são:

 cepa tipo A/Victoria/2570/2019 (H1N1)pdm09 (A/Victoria/2570/2019, IVR-215)

cepa tipo A/Hong Kong/2671/2019 (H3N2) (A/Hong Kong/2671/2019, NIB-121)

cepa tipo B/Washington/02/2019 (B/Washington/02/2019, tipo selvagem)

cepa tipo B/Phuket/3073/2013 (B/Phuket/3073/2013, tipo selvagem) 

   A vacinação é uma grande conquista da humanidade. Vacinas são seguras podem salvar vidas. Ao se vacinar, você se protege e protege todos à sua volta.

   E fica o lembrete: como vivemos um momento de pandemia, mesmo que você esteja vacinado contra Influenza e contra COVID, procure evitar aglomerações, observe a  higienização constante das mãos e faça uso de máscara.

                                                    Saúde a todos!

 

Conteúdo de caráter informativo desenvolvido por Previna Vacinas. Compartilhe conteúdos confiáveis e combata fake news na área de saúde. Informação correta pode salvar vidas.