As vacinas são recursos indispensáveis para a saúde individual e pública. Através da imunização é possível prevenir infecções e impedir que várias doenças se espalhem por um território. Graças aos programas de vacinação, o Brasil conseguiu erradicar a varíola e a poliomielite e controlar doenças como o sarampo e rubéola.

A Vacinação e o Saneamento Básico são as duas ações em Saúde Pública que mais diminuem a mortalidade infantil de um pais . Em 1999 o CDC ( Center for Disease Control and Prevention), órgão máximo da Saúde Pública dos Estados Unidos, publicou uma lista das dez maiores conquistas do pais no campo da Saúde Pública entre 1900 e 1999. Em primeiro lugar estavam as Imunizações!.

Estima-se que Vacinação e Saneamento Básico, sejam responsáveis nos últimos dois séculos por um aumento de cerca de 30 anos em nossa expectativa de vida.

Quando grande parte da população é vacinada, os agentes infecciosos encontram mais dificuldades para se propagar. Isso indiretamente protege os indivíduos que ainda não foram vacinados ou aqueles para os quais a vacina não foi efetiva.

Quanto maior a porcentagem de pessoas vacinadas, maior é a tendência de que registros da doença diminuam bastante, inclusive com a possibilidade de erradicação.Por isso, a vacinação beneficia não apenas a pessoa que foi vacinada, mas indiretamente beneficia também todos os que vivem em seu entorno.

E ao contrário do que muita gente pensa, vacina não é coisa para criança.Há muitas vacinas que são recomendadas também para adultos.
Lembre-se: A vacinação é a maneira mais eficaz de prevenir doenças. Portanto, fique atento às campanhas e aos calendários de vacinação, que correspondem ao conjunto de vacinas prioritárias no Brasil.
Nós, da Clinica PREVINA, acreditamos que VACINAR É PREVENIR. Mantenha sua imunização em dia!Isso é bom para você, para sua família e para a comunidade.


Ver Todas Vacinas