As vacinas são recursos indispensáveis para a saúde individual e pública.
Através da imunização é possível prevenir infecções e impedir que várias doenças se espalhem por um território. Foram através dos programas de vacinação que conseguimos erradicar a varíola, a poliomielite e controlar o sarampo e rubéola.
Vacinação e Saneamento Básico são as duas ações em Saúde Pública que mais diminuem a mortalidade infantil de um pais . Em 1999 o CDC ( Center for Disease Control and Prevention), órgão máximo da Saúde Pública dos Estados Unidos, publicou uma lista das dez maiores conquistas do pais no campo da Saúde Pública entre 1900 e 1999.
Em primeiro lugar estavam as Imunizações.
Estima-se que Vacinação e Saneamento Básico, sejam responsáveis nos últimos dois séculos por um aumento de cerca de 30 anos em nossa expectativa de vida.
Quando grande parte da população é vacinada, os agentes infecciosos encontram mais dificuldades para se propagar. O que indiretamente protege quem ainda não se vacinou ou aqueles para os quais a vacina não foi efetiva.
Conforme a porcentagem de pessoas vacinadas aumenta, a tendência é que o registro da doença caia vertiginosamente ou que se chegue à erradicação¹¹.
Lembre-se: A vacinação é a maneira mais eficaz de prevenir doenças.
Portanto, fique atento às campanhas e aos calendários de vacinação, que correspondem ao conjunto de vacinas prioritárias no Brasil.⁷ Mantenha sua imunização em dia!