R. Camargo Penteado, 97 - Jardim Guanabara, Campinas - SP, 13073-360
(19)3212-0281
Whatsapp
8 LUTAS VÁLIDAS NA CRIAÇÃO DOS FILHOS

CRIAR FILHOS É UMA EXPERIÊNCIA ÚNICA E MARAVILHOSA, MAS QUE ENVOLVE MUITA RESPONSABILIDADE E DESAFIOS. E É IMPORTANTE TRAVAR ALGUMAS BATALHAS QUE, EMBORA EXIJAM ALGUM ESFORÇO, TRAZEM RESULTADOS GRATIFICANTES QUE IMPACTARÃO DE FORMA POSITIVA A VIDA DAS CRIANÇAS!

1. A LUTA PELA LEITURA Faça seus filhos lerem. Esta é uma batalha que vale a pena, pois a leitura está ligada a tudo, desde o desenvolvimento cognitivo até a capacidade de foco e concentração.

2. A LUTA PARA SAIR AR LIVRE Leve seus filhos para ambientes externos, fora de casa. O mundo natural nos ensina verdades valiosas como a importância de nos adaptarmos, que a vida tem ciclos e que há coisas que não podemos controlar. Além disso, há sol, ar fresco e exercícios nos esperando do lado de fora! Mais importante ainda, a natureza está cheia de coisas que estão em falta em nosso mundo: descoberta, encantamento, paz, alegria! 

3. A LUTA PELO TRABALHO Faça com que seus filhos trabalhem. É triste ver quantos pais não pedem aos filhos que exerçam alguma tarefa dentro de casa. Existem tarefas adequadas para cada idade, a partir dos 2 anos.

 4. A LUTA PELA REFEIÇÃO Faça com que seus filhos realizem as refeições em família sempre que possível. Existem estudos que listam vários benefícios deste hábito, desde a redução do risco de depressão até diminuição de uso de drogas. Refeições em conjunto são uma pausa física para recuperar uma verdade tão facilmente esquecida: Nada é mais importante do que a família.

5. A LUTA DO TÉDIO Faça seus filhos lidarem com o tédio. Por mais estranho que pareça, lidar com tédio pode ser uma habilidade e uma oportunidade de desenvolver a criatividade. O movimento que leva à meditação, mindfulness é uma forma de lidar com os momentos em que não há distrações. É difícil para os pais lidarem com as reclamações quando as crianças entediadas, mas se você cede e toda vez preenche o tempo com estímulos externos, como celulares e eletrônicos, você vai criar uma criança que não sabe lidar com o tédio, com o silêncio, a calma. Sempre vai haver muito para FAZER, é importante aprender a SER. 

6- A LUTA CONTRA O “EU PRIMEIRO” Faça seus filhos aprenderem a esperar a vez. Às vezes eles precisam ir para o “fim da fila”. Não é sempre, nem em toda situação, mas o suficiente para que eles lembrem que o mundo não gira em torno deles.

7. A LUTA PELAS CONVERSAS DESCONFORTÁVEIS Faça com que seus filhos tenham conversas desconfortáveis com você. Conforme as crianças crescem, os assuntos podem ficar mais difíceis para elas e para você, tais como sexo, namoro, consciência corporal, valores. Filhos irão relutar em ter essas conversas, talvez você vá gaguejar, mas é importante entender que eles precisam da sua perspectiva, querem ouvir suas lições aprendidas, sua sabedoria. Isso vai ajudar a criar um padrão de comunicação aberta entre vocês.

8. A LUTA PELOS LIMITES Estabeleça limites para seus filhos. Respeitar limites é uma habilidade valiosa. Na verdade, muitos problemas na vida adulta advêm da inabilidade de aceitar limites. Limites de tempo de tela, limites de atividade e de horário são bons, ensine suas crianças a aceitá-los.

Este conteúdo é uma tradução livre do texto de David Morris, publicado no site Love What Matters. Esperamos que estes ensinamentos ajudem na criação de filhos emocionalmente mais saudáveis, mais responsáveis e mais gentis. E lembre-se: mais do que palavras, crianças precisam de bons exemplos. Seja o melhor exemplo para seus filhos! 

Open chat
Tem duvidas sobre vacinas?
Olá!

Quer vacinar? Fale pelo whatsapp!!
Enable Notifications OK No thanks