R. Camargo Penteado, 97 - Jardim Guanabara, Campinas - SP, 13073-360
(19)3212-0281
Whatsapp
COVID 19- Dúvidas de quem já tomou a vacina

JÁ ESTÁ VACINADO CONTRA COVID-19?

ENTÃO ESTE INFORMATIVO É PARA VOCÊ!

 

Aos poucos, a vacina vem chegando e cada vez mais pessoas estão sendo imunizadas contra COVID-19.

Cresce o número de indivíduos imunizados e também a quantidade de dúvidas e perguntas. Nós, da Previna, reunimos informações importantes tanto para aqueles que já receberam a primeira dose como para os que já completaram o esquema vacinal com a segunda dose de vacina. Lembramos que este é um conhecimento em construção e mudanças frequentes nas orientações podem e devem ocorrer.

 

QUEM PODE SE CONSIDERAR VACINADO?

O organismo precisa de algum tempo para gerar os anticorpos. No Brasil, as vacinas utilizadas contra Covid-19 demandam duas doses, e o indivíduo só deve se considerar vacinado e protegido cerca de duas a três semanas após ter tomado a segunda dose.

Quem recebeu apenas uma dose, ou quem ainda não completou o período de 21 dias após a segunda dose, corre risco de contrair COVID-19.     

UM POR TODOS, TODOS POR UM

É fundamental que o maior número possível de pessoas receba a vacina para que o vírus circule menos e a comunidade como um todo fique mais protegida. Vacinar é um ato também de cidadania, de respeito para com a vida e a saúde de todos. Quando você se vacina, protege a si mesmo e as pessoas em seu redor.

E quais são as dúvidas mais comuns dos que já tomaram vacina?

Reunimos aqui as perguntas mais frequentes, confira!

1 - Quem foi vacinado pode transmitir o vírus?

Sim. Nenhuma vacina é 100% eficaz e não sabemos se as disponíveis até o momento são capazes de impedir a transmissão do vírus. As vacinas contra COVID-19 que estão sendo desenvolvidas, a princípio, não conseguem fazer com que o organismo desenvolva uma reposta imune totalmente capaz de eliminar o vírus antes que ele se instale nas células. O objetivo primário destas vacinas atuais é a proteção contra as formas graves e casos de hospitalização causados pelo Covid-19. Desta forma, uma pessoa vacinada pode contrair o Coronavírus, mas por estar imunizada, combaterá mais eficientemente a proliferação do vírus no organismo, minimizando risco de desenvolver doença. Entretanto, neste período de luta entre o sistema imune e o Coronavírus, a pessoa poderá transmitir a sua carga viral, mesmo que baixa, para outros indivíduos.

 

2 - A saliva de pessoas vacinadas pode transmitir COVID-19?

 

Sim, caso a pessoa vacinada estiver portando o vírus ele se alojará temporariamente na saliva e, consequentemente, poderá ser transmitido a outras pessoas ao falar, beijar, etc.

3 - A imunidade natural causada pela própria COVID-19 dura mais, é igual ou menor à produzida pelas vacinas?

Não se sabe ainda. Pessoas que contraíram a doença desenvolvem uma proteção chamada de “imunidade natural”, que pode variar de pessoa para pessoa.

Os estudos até o momento indicam que é incomum contrair a doença pela segunda vez, sobretudo nos primeiros 90 dias após a primeira ocorrência. Alguns estudos apontam que a proteção pode durar pelo menos oito meses em grande parte das pessoas que adoeceram, mas ainda há incertezas.

Também não há como afirmar quanto tempo durará a proteção gerada pelas vacinas, pois são necessários mais estudos e análises a partir da vacinação em massa na população mundial. Mas ainda que a duração da proteção contra COVID-19 através das vacinas venha a ser menor, elas reduzem significativamente o risco de agravamento da doença, hospitalização e morte. Por isso, vacinar é tão importante!

4 - Por quanto tempo as vacinas funcionam? Serão necessárias doses de reforço anuais, como no caso da vacina da gripe?

Ainda não sabemos dizer, os estudos e o monitoramento estão sendo realizados e é necessário aguardar por respostas mais concretas. Por ora, ainda não há indicação de reforço periódico.

5 - As vacinas atuais protegem contra as novas variantes do SARS-CoV-2?

Ainda não há como afirmar. A princípio, os estudos sugerem que as vacinas podem proteger contra as formas graves das novas variantes do Covid-19, mas é necessário ainda seguir com mais pesquisas e monitoramento. Havendo conhecimento de alguma variante que interfira na resposta vacinal, os fabricantes poderão fazer as adaptações necessárias em suas vacinas. Por ora, a recomendação é de que, mesmo vacinada, a pessoa mantenha as medidas de distanciamento, uso de máscara e lavagem constante das mãos.

6- Quem toma somente uma dose da vacina está protegido?

Os estudos até o momento são baseados num esquema vacinal de duas doses, portanto, quem tomou uma dose apenas ainda não pode se considerar protegido

7 - O que acontece se a segunda dose da vacina contra COVID -19 atrasar?

As vacinas devem ser aplicadas nos intervalos estabelecidos para assegurar sua eficácia. Mas, em caso de um eventual atraso, não é preciso recomeçar o esquema vacinal, bastando tomar a dose que falta.

8 -  A pessoa vacinada corre risco de se contaminar em aeroportos, viagens de avião?

Sim, pois há pessoas de diferentes locais e não se sabe quais medidas de biossegurança cada pessoa realmente adota. O risco é alto. Evite viagens que não forem realmente necessárias.

9 - Pessoas vacinadas precisam usar máscara?

Sim. Usar máscara, higienizar as mãos e manter o distanciamento social são aliados importantes na fase atual de combate á pandemia. Com esses cuidados você se protege mais contra variantes do vírus e reduz o risco de ser um vetor passivo. Não sabemos ainda quando voltaremos à normalidade, mas com a vacinação em massa, a conscientização e colaboração das pessoas e os avanços das pesquisas, aos poucos vamos retomando a vida normal.

 

MESMO QUEM ESTÁ VACINADO DEVE MANTER SEU PAPEL NO COMBATE À PANDEMIA. COLABORE, COMBATA A DESINFORMAÇÃO E COMPARTILHE CONSCIENTIZAÇÃO.

Diretor Resp, Técnico  Dr Luis Alberto Verri CRM 51162

Fontes: Clinica Previna de vacinas  www.previnavacinas.com.br

SBIM  www.sbim.org.br

Este material foi elaborado em 23 de fevereiro de 2021 e as informações podem ser alteradas conforme a chegada de novos dados e publicações de novos estudos.

 

Fonte: Clinica Previna de vacinas www.previnavacinas.com.br e SBIM

Open chat
Tem duvidas sobre vacinas?
Olá!

Quer vacinar? Fale pelo whatsapp!!
Enable Notifications OK No thanks