R. Camargo Penteado, 97 - Jardim Guanabara, Campinas - SP, 13073-360
(19)3212-0281
Whatsapp
Dia da Imunização

Dia da Imunização

 

 No dia 09 de junho comemora-se o Dia da Imunização, com o objetivo de chamara a atenção sobre a importância da vacinação. 

 A ideia é promover a conscientização e colaborar para a proteção das pessoas contra as doenças para as quais existe vacina. Esse é uma data também em que unimos forças para combater fake news em relação às vacinas. Infelizmente o movimento antivacina, que se baseia em boatos e notícias falsas, acaba prestando um grande desserviço, gerando insegurança desnecessária à população.

 

Um estudo promovido pela SBIM e Avaaz em 2019 mostrou que que aproximadamente sete a cada dez brasileiros acreditam em alguma informação falsa relacionada à vacinação.  Influenciados por fake news, muitos pais deixam de vacinar seus filhos, e o resultado disso é a redução da cobertura vacinal, expondo a população a um maior risco de doenças. Uma cobertura vacinal menor traz impactos muitos negativos, como o retorno de doenças praticamente erradicadas. 

 

A volta da ocorrência de casos de sarampo (incluindo surtos em alguns países) é uma triste consequência da queda da vacinação. Nos dias de hoje é impensável ver crianças sofrendo ou até mesmo morrendo em função de doenças imunopreveníveis, ou seja, aquelas doenças que poderiam em sua maioria ser evitadas com a vacinação. 

 

Com a vacinação conseguimos, por exemplo, praticamente eliminar em nosso país os casos de poliomielite (paralisia infantil), que está em processo de erradicação. Mas devemos lembrar que vivemos num mundo cada vez mais globalizado, com um intercâmbio cada vez maior entre pessoas de diferentes partes do planeta. Por isso, como em alguns países ainda há casos de pólio, é fundamental mantermos os índices recomendados de cobertura vacinal, para evitar uma nova onda de transmissão. 

 

Quanto mais pessoas vacinadas, menor a circulação dos vírus causadores das doenças. E quanto menos os vírus circulam, menos pessoas sofrem exposição a eles, e portanto, menor é o risco de contágio. Por isso costumamos dizer que a vacinação promove a proteção individual e colabora para proteção coletiva. 

 

Vacinas são importantes aliadas da vida mais saudável. Não é toa que são consideradas uma das maiores conquistas da humanidade. 

 

Nós, da Previna Vacinas, temos a percepção da importância do nosso papel na promoção de ações de conscientização sobre imunização, e buscamos sempre oferecer conteúdos confiáveis sobre vacinas, tirando dúvidas, publicando artigos científicos, treinando nossa equipe para disponibilizar informação correta e atualizada sobre imunização segura. E buscamos fazer este movimento sempre com um olhar humanizado, respeitando diferenças e estudando continuamente. 

 

Em datas como essa, do Dia da Imunização, lançamos um olhar pela História e percebemos que estamos no caminho certo. Estudos apontaram a vacina contra o sarampo evitou mais de 20 milhões de mortes em todo o mundo desde o início do século 21. Um estudo no "The Lancet” * quantificou o impacto dos programas de vacinação e mostrou que os imunizantes para 10 tipos de doenças evitaram 37 milhões de mortes em 98 países de baixa e média renda desde o ano 2000. E até 2030, este número deve dobrar. 

 

Vacinas evitam cerca 4 mortes por minuto, segundo dados da OMS. Os cálculos envolvem doenças como difteria, sarampo, coqueluche, poliomielite, rotavírus, pneumonia, diarreia, rubéola e tétano. 

 

** A primeira vacina contra varíola chegou no Brasil em 1804. De lá para cá, muitas vacinas surgiram e muitas vidas foram salvas em função da proteção oferecida por elas. E cada nova vacina que surge contra uma doença grave - como é o caso da vacina contra Meningite tipo B – sabemos que mais vidas serão poupadas. Menos crianças hospitalizadas. Menos doença, menos sofrimento e mais VIDA. Vacinar é contribuir para um viver mais saudável.   

 

Fontes: Previna Vacinas - *Uol-VivaBem -**BBC setembro 2020

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Open chat
Tem duvidas sobre vacinas?
Olá!

Quer vacinar? Fale pelo whatsapp!!
Enable Notifications OK No thanks