R. Camargo Penteado, 97 - Jardim Guanabara, Campinas - SP, 13073-360
(19)3212-0281
Whatsapp
Estratégias para a criação de crianças mais gentis e éticas

Dicas Previna - 5 estratégias para criação de crianças mais gentis e éticas

 

Nós, da Clínica Previna, sabemos o quanto é importante que os pais ou responsáveis dediquem tempo de qualidade para a criação de filhos.

 

Nestes tempos de mudanças, em que a internet é tão onipresente, temos que buscar caminhos para interagir mais com as crianças e dedicar a elas atenção e carinho, fortalecendo os elos e contribuindo para o desenvolvimento emocional mais equilibrado. Uma vida mais saudável engloba vários fatores que vão além da boa alimentação, prática de exercícios, higiene e prevenção de doenças através da vacinação. 

 

O respeito à Natureza e os conceitos de solidariedade e gentileza são igualmente importantes na construção de um viver melhor.

Como pais podem contribuir para crianças serem mais gentis? Como contribuir para que nossos filhos tenham valores morais e éticos assim possam se tornar adultos mais responsáveis e solidários, cidadãos menos egoístas, pessoas que se preocupam com os outros e que buscam um mundo mais humano?

 

Acessando matérias sobre o projeto Making Care Common, conduzido pelo psicólogo Dr. Rick Weissbourd, de Harvard, encontramos “5 estratégias” para a criação de crianças mais gentis, e  acreditamos que podem ser grande valia para os pais. 

 

Por isso, compilamos aqui este conteúdo para compartilhar com vocês:

*5 estratégias para criação de crianças segundo o projeto Making Care Common:

 

- Cuidar das demais pessoas e ser gentil com elas deve ser também uma das prioridades. É importante aprender a equilibrar nossas necessidades e as dos outros.

 

- Dar à criança oportunidades de praticar a gratidão e a gentileza com as demais pessoas no dia a dia, seja passar a bola ao colega do time durante um jogo, ou se posicionar em defesa de um colega que está sofrendo bullying na escola.

 

- Expandir a visão das crianças (por exemplo, ensinar que é importante a dar atenção a pessoas fora do pequeno círculo de convívio, como um novo colega de classe na escola).

 

- Seja um modelo e valores para seus filhos (crianças também aprendem por observar as atitudes dos adultos. É importante demonstrar honestidade, justiça e gentileza. Isso não significa ser perfeito o tempo todo, todos temos defeitos e falhas.

 

-Ajude a criança lidar com os sentimentos que não são edificantes. Muitas vezes a habilidade de cuidar e ser gentil com os outros é minada por emoções raiva, vergonha, ou outros sentimentos assim. Ensine o seu filho que é normal acontecer de sentir emoções assim, mas é preciso saber lidar com elas. Ensine maneiras de lidar melhor com estes sentimentos difíceis, tais como parar para respirar com consciência, inalando o ar pelo nariz e exalando pela boca.

 

“Uma vida mais saudável se constrói com hábitos, pensamentos e atitudes saudáveis”- com essa frase, o pediatra Dr. Luis Alberto Verri convida os pais para que busquem interagir mais com os filhos cultivando rotinas positivas que contribuam para fortalecer os elos emocionais e tornar a convivência familiar mais harmoniosa. Este cuidado contribui para que as crianças se sintam mais acolhidas, seguras e felizes.

*tradução livre.

 

Fonte: https://www.washingtonpost.com e Clinica Previna de Vacinas Campinas

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Open chat
Tem duvidas sobre vacinas?
Olá!

Quer vacinar? Fale pelo whatsapp!!
Enable Notifications OK No thanks