R. Camargo Penteado, 97 - Jardim Guanabara, Campinas - SP, 13073-360
(19)3212-0281
Whatsapp
HERPES ZÓSTER – O QUE É? COMO ACONTECE? COMO PREVENIR?

HERPES ZÓSTER – O QUE É? COMO ACONTECE? COMO PREVENIR?

 

Herpes Zósterpopularmente conhecida como “cobreiro” é uma doença viral mais comum do que se imagina, pode causar muitas dores e pode inclusive ter desdobramentos graves.

Herpes Zóster é causada pelo vírus da varicela (também conhecida como catapora) e não pelo mesmo vírus da herpes comum. Após a 1ª infecção a infecção, o vírus fica latente no organismo humano. Numa ocasião de baixa imunidade, o vírus é reativado e migra para raízes nervosas, causando a doença no indivíduo.

 “Todas as pessoas que tiveram varicela são portadoras do vírus e portanto tem algum risco de desenvolver a doença. Vários fatores, inclusive stress intenso, podem debilitar a imunidade desses indivíduos de forma expressiva e é nessa hora que podem ocorrer os episódios de Herpes Zóster” ressalta o médico Dr. Luis Verri. (CRM 51162.)

 

Entre os sintomas mais usuais, estão o surgimento de vesículas na pele num lado só do corpo, seguindo o feixe dos nervos. Podem ocorrer no rosto, costas, barriga ou pernas.

As dores nevrálgicas causadas pela Herpes Zóster normalmente são intensas e podem durar dias, semanas e até mesmo meses, comprometendo a qualidade de vida do indivíduo.

Sintomas como dor de cabeça, febre e coceira também podem ocorrer.

 

DESDOBRAMENTOS GRAVES

Entre as complicações possíveis, a HERPES ZÓSTER pode causar dor de longa duração (neuralgia pós-herpética ou PHN) e cicatrizes. A Herpes Zóster, quando ocorre no rosto, pode também vir a atingir o nervo trigêmeo e comprometer seriamente a visão ou a audição.

Importante observar que a Síndrome Ramsay Hunt  que pode causar paralisia facial, é mais rara e é causada pela mesmo vírus que causa HERPES ZÓSTER.

 

COMO POSSO ME PROTEGER CONTRA HERPES ZÓSTER?

Caso você não tenha tido catapora, além de buscar fortalecer a imunidade natural, converse com seu médico sobre a possibilidade de vacinar-se contra VARICELA. Reduzindo o risco de contrair varicela, você reduz o risco de se tornar portador do vírus, que, por sua vez, pode causar Herpes Zóster.

E caso você já tenha tido varicela (catapora), o primeiro passo é conscientizar-se de que o vírus segue inativo em seu organismo e pode eventualmente se reativar em caso de alguma redução expressiva de imunidade. Desta forma, é importante buscar fortalecer seu sistema imunológico através de boa alimentação, prática de atividade física e redução de stress, entre outros hábitos saudáveis de vida. E caso você tenha 50 anos ou mais, informe-se com seu médico sobre a vacina Shingrix contra Herpes Zóster, disponível para esta faixa etária. A vacina também é recomendada para indivíduos a partir dos 18 anos que apresentem comprometimento imunológico (imunossuprimidos).

A imunização é uma importante forma de proteção contra HERPES ZÓSTER.

 

SAIBA MAIS SOBRE A VACINA CONTRA HERPES ZÓSTER

A nova vacina contra HERPES ZÓSTER chegou ao Brasil e está disponível apenas nas clínicas privadas. Esta vacina se chama SHINGRIX, é inativada e tem uma alta taxa de proteção, equivalente a 97%

Quem pode se vacinar?

- Indivíduos com 50 anos ou mais

- Pessoas a partir de 18 anos que apresentem quadro de imunossupressão, como pacientes oncológicos, portadores de HIV.


Em caso de dúvidas, consulte seu médico. A equipe PREVINA VACINAS CAMPINAS também está á sua disposição para eventuais dúvidas.

Este material tem caráter  apenas informativo

Fontes: Previna Vacinas, SBIM.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Open chat
Tem duvidas sobre vacinas?
Olá!

Quer vacinar? Fale pelo whatsapp!!
Enable Notifications OK No thanks