R. Camargo Penteado, 97 - Jardim Guanabara, Campinas - SP, 13073-360
(19)3212-0281
Whatsapp
QUEIMADURAS EM CRIANÇAS

COMO AGIR

Infelizmente os casos de queimaduras em crianças são mais comuns do que se imagina. Segundo dados do Ministério da Saúde, anualmente, cerca de 100 mil pessoas são vítimas de acidentes por queimaduras no país e as crianças representam cerca de 40% dos casos. Queimaduras são a terceira causa de morte por trauma em crianças, só perdendo para acidentes de carro e afogamentos. Isso é muito preocupante, pois muitas queimaduras podem ser evitadas através de atitudes preventivas.


Em ambientes domésticos, as queimaduras em crianças podem acontecer por contato com líquidos quentes ou inflamáveis, fogo ou choques elétricos.

O ideal é preparar os ambientes e monitorar os pequeninos para evitar que os acidentes ocorram, mas caso aconteça da criança se queimar, o que devemos fazer?


A seguir, algumas orientações importantes sobre como agir em caso de queimadura:


- Mantenha a calma. Evite assustar ainda mais a criança. Mantenha o foco para poder conduzir melhor a situação.


-A faste a criança da fonte causadora da queimadura.


- Retire roupas e acessórios somente se os mesmos não estiverem grudados na pele: caso as peças estejam coladas ao corpo, não as remova, para evitar mais danos.


- Lave o local com água em temperatura ambiente. Não aplique gelo nem água gelada.


- Não fure bolhas que possam ter surgido para evitar uma infecção.



- Não aplique talco, manteiga ne creme dental, pois esses produtos podem agravar a situação


- A pele das crianças é muito delicada e sensível. Caso perceba que se trata de queimadura grave ou perceba que a criança está com dor, procure m médico o quanto antes.

 

Prevenção é sempre o melhor caminho

Evitar acidentes e criar ambientes seguros é responsabilidade de todos nós, adultos, afim de proteger nossas crianças do risco de acidentes domésticos.


A pediatra Dra. Lourdes Cogo dá algumas dicas sobre como prevenir queimaduras em crianças nos lares:



- Cozinha não é lugar de criança brincar. Nunca deixe crianças sozinhas na cozinha ou espaço gourmet.


- Caso necessário cozinhar tendo a presença de crianças no mesmo ambiente, use as bocas detrás do fogão, as mais afastadas da beirada, e sempre com os cabos das panelas virados para dentro.


- Evite colocar toalhas compridas na mesa, pois as crianças podem puxá-las, derrubando assim recipientes com alimentos quentes sobre elas.


- Ao colocar alimentos aquecidos na mesa, deixe os recipientes no centro e não na borda, dificultando que crianças os alcancem.


- Evite carregar crianças no colo enquanto estiver mexendo com líquidos quentes, pois um leve descuido que faça o líquido derramar na criança pode causar queimaduras graves na pele delicada do bebê.


- Confira se as tomadas elétricas estão regulares, e não dando choques. Ainda assim, utilize protetores ou tampas, impossibilitando que crianças coloquem o dedinho nos furos.


- Confira se os eletrodomésticos, como ventiladores por exemplo, não estão dando choque.


- Nunca deixe ferros de passar roupa ligados em locais dos quais eles possam cair facilmente.


- Nunca deixe frascos de álcool ao alcance de crianças.


- Guarde fósforos e isqueiros em local seguro, longe do alcance dos pequeninos


- Ao preparar o banho do bebê, utilize primeiro água fria, e depois adicione água quente aos poucos. Sempre teste a temperatura com a mão 
Open chat
Tem duvidas sobre vacinas?
Olá!

Quer vacinar? Fale pelo whatsapp!!
Enable Notifications OK No thanks