R. Camargo Penteado, 97 - Jardim Guanabara, Campinas - SP, 13073-360
(19)3212-0281
Whatsapp
VACINA CONTRA HERPES ZÓSTER INATIVADA RECOMBINANTE (Shingrix)

Caros Médicos,

</span style="font-family:arial;">

Nós, da Clínica Previna, reunimos informações importantes sobre a nova vacina Shingrix contra Herpes Zóster, a partir da nota técnica disponibilizada pela SBIM. Esta vacina é indicada para imunocomprometidos a partir de 18 anos e para pessoas sem imunocomprometimento a partir de 50 anos.

 

SOBRE HERPES-ZÓSTER

 

</strong style="color:>

O herpes-zóster é uma doença em geral dolorosa, causada pela reativação do vírus varicela-zóster, latente no organismo após infecção prévia. A reativação se dá em situações de imunidade reduzida. Sua principal complicação é a neuralgia pós-herpética.

 

 

A doença pode ocorrer em qualquer fase da vida, mas a maior ocorrência se dá em indivíduos mais velhos e em pessoas com imunocomprometimento. Tem-se observado também um crescente número de casos em quadros pós-covid.

 

Esquema de doses da vacina Shingrix contra Herpes-Zóster:

 

--Para indivíduos a partir de 50 anos

Duas doses (0,5 ml, por via intramuscular), com intervalo de dois meses (0-2 meses).

 

---Para adultos imunocomprometidos ou em situações de risco para HZ

O esquema vacinal para pessoas a partir de 18 anos com imunocomprometimento ou em outras situações de risco para herpes-zóster, como diabéticos,  é o mesmo, mas com algumas precauções. Para mais detalhes, acesse a nota técnica disponível para download nesta página.

 

--Pacientes que já apresentaram quadros de Herpes Zóster

A vacina inativada também está recomendada para pacientes que já tiveram Herpes-Zóster. Nestes casos, a sugestão é que a vacinação seja realizada a partir de seis meses após um episódio agudo de herpes-zóster, sendo possível também realizar a vacinação logo após a resolução do quadro.

 

--Uso em pessoas que receberam a vacina herpes-zóster atenuada

A SBIM recomenda que pessoas vacinadas previamente com a vacina contra Herpes -Zóster atenuada recebam a vacina inativada, respeitando um intervalo mínimo de dois meses.

 

--Uso da vacina Shingrix em grávidas e nutrizes

Até o momento, a vacinação a vacina Shingrix não está recomendada como rotina para gestantes.

 

 

Para informações adicionais sobre a vacina Shingrix contra Herpes-Zóster, ou caso tenha qualquer dúvida, a equipe Previna está à disposição. Para download na nota técnica na íntegra, com mais detalhes sobre o esquema vacinal, clique no link nota-tecnica-sbim-vacinacao-herpes-zoster-shingrix-080622-v3.pdf  

 

 

Fonte: Informações extraídas da nota técnica SBIM – 08/06/2022

Open chat
Tem duvidas sobre vacinas?
Olá!

Quer vacinar? Fale pelo whatsapp!!
Enable Notifications OK No thanks