R. Camargo Penteado, 97 - Jardim Guanabara, Campinas - SP, 13073-360
(19)3212-0281
Whatsapp
HPV 9-VALENTE | Nova vacina traz proteção mais ampla contra vários tipos de câncer causados pelo vírus HPV e já está disponível nas clínicas de vacinação.

 

 

A vacina nonavalente contra HPV traz proteção ampliada: ela abrange nove subtipos do vírus HPV (Papilomavírus Humano), ou seja, cinco a mais do que a vacina quadrivalente atualmente oferecida pelo gratuitamente pelo Programa Nacional de Imunizações.

 

O Vírus HPV é causador de diversos tipos de câncer, com destaque para o de colo do útero.

 

O HPV também pode causar lesões como verrugas genitais e os subtipos oncogênicos deste vírus causam também infecções que podem se transformar em doenças graves como câncer de colo de útero, câncer de orofaringe, vulva, vagina, reto, pênis e ânus.

 

O Câncer de colo de útero é a 3ª causa de câncer mais comum nas mulheres e esta é uma notícia alarmante, visto que ele poderia ser evitado através da vacinação, além dos exames preventivos. Na Inglaterra, por exemplo, onde há alta cobertura vacinal contra HPV, já se nota uma redução significativa dos casos de câncer de colo uterino.

 

Entenda a diferença de proteção oferecida pelas vacinas quadrivalente e nonavalente contra o HPV:

 

- VACINA HPV QUADRIVALENTE - HPV4 - protege contra o vírus HPV dos  tipos 6, 11, 16 e 18. Esta vacina está disponível na rede pública e nas

clínicas de vacinação da rede privada.

 
 
  • VACINA HPV NONAVALENTE - HPV9 - protege contra o vírus HPV dos tipos 6, 11, 16, 18, 31, 33, 45, 52 e 58 . Esta vacina está disponível apenas nas clínicas de vacinas da rede privada.

 

 

 

 

Com a vacina 9-valente, há um aumento nos índices de proteção em relação à vacina quadrivalente, que varia conforme o local anatômico. Os estudos apontam, por exemplo, que com a vacina nonavalente a proteção contra câncer de colo de útero amplia de 70% para 90%. A proteção contra câncer de ânus sobe também de 80-85% para 90-95%.*

 

 

 

 

FIQUE TRANQUILO, A VACINA CONTRA HPV É SEGURA!

 

A vacina é eficaz e segura e o esquema vacinal começa com as crianças, justamente antes de iniciarem a vida sexual, pois, na infância, a resposta imunológica gerada pelas vacinas costuma ser mais efetiva, principalmente antes delas entrarem em contato com vírus. A vacinação dos meninos é fundamental, não apenas porque ajuda na proteção das meninas, mas também para prevenção de verrugas genitais e câncer de ânus, pênis e orofaringe.

 

A vacina contra HPV tem sido usada há anos no mundo inteiro, sem descrição na literatura de efeitos colaterais importantes. Em anos de estudo acompanhando o uso da vacina, os eventos adversos descritos, quando ocorrem, são leves, como dor no local da aplicação, inchaço ou edema.

 

Infelizmente, no movimento das notícias falsas, houve uma tentativa de associar a vacina à Síndrome de Guillain-Barré e a outras síndromes e males, mas estudos sérios comprovaram não haver relação causal entre essas doenças e a vacina.

 

A informação vinda de fontes confiáveis e a Ciência vem derrubando mitos sobre vacinação contra HPV. Por isso, antes de recusar se vacinar ou vacinar seus filhos, converse com seu médico, pesquise e não dê ouvidos a boatos.

 

O movimento antivacina é uma das causas da preocupante redução da cobertura vacinal no Brasil. E quando as crianças deixam de ser vacinadas, elas ficam expostas ao risco de doenças. Aliás, por falta de vacinação, vimos doenças consideradas erradicadas voltarem a circular e ameaçar a população infantil. É o caso do sarampo, por exemplo.

 

QUEM TOMOU A VACINA QUADRIVALENTE PODE TOMAR A VACINA NONAVALENTE?

 

Mesmo pessoas que já tomaram a vacina quadrivalente contra HPV podem se beneficiar desta nova vacina, uma vez que ela é mais abrangente e inclui um maior número de tipos oncogênicos. Isso significa que a pessoa imunizada com a versão 9-valente da vacina reduz ainda mais o risco de contrair as doenças associadas ao HPV.

 

Deixamos aqui uma reflexão: em geral, todos esperaram uma vacina contra o câncer. Mas já há uma vacina segura que previne contra vários tipos de câncer e tumores. Por que então não se vacinar?  Por que correr risco desnecessário, ou deixar nossos filhos expostos a esse risco, se há uma forma de prevenção altamente eficaz através da imunização?

 

Para download da NOTA TÉCNICA SBIM SOBRE A VACINA HPV9 acesse

 

 

 

 

Fontes: Clínica Previna de Vacinas.* Nota Técnica SBIM (link acima). Site SBIM.

 

 

 

 

Para informações sobre esquema vacinal da vacina contra HPV, consulte seu médico, o site da Sociedade Brasileira de Imunizações ou ligue na Clínica Previna: nossa equipe está preparada para tirar as suas dúvidas com toda atenção e carinho.

 

 

 

 

Este conteúdo criado para o blog Previna Vacinas tem caráter informativo.

Diretor Técnico Responsável Dr. Luis Verri CRM 51162

 

 

 

 

Open chat
Tem duvidas sobre vacinas?
Olá!

Quer vacinar? Fale pelo whatsapp!!
Enable Notifications OK No thanks