R. Camargo Penteado, 97 - Jardim Guanabara, Campinas - SP, 13073-360
(19)3212-0281
Whatsapp
Vacina antigripal – estudos sugerem benefícios além da prevenção da gripe

VACINA CONTRA INFLUENZA: recomendação da segunda dose e a possibilidade da vacina contribuir também para redução de riscos de AVC.

 

A nova recomendação da Sociedade Brasileira de Imunizações -SBIM - aponta para a importância da aplicação da segunda dose da vacina contra Influenza (gripe) em idosos e grupos de risco, visto que após 6 meses da aplicação da primeira dose os anticorpos diminuem, tornando as pessoas mais expostas ao risco de contrair a doença.   

 

O aumento significativo de casos positivos para Influenza nos meses de agosto e setembro de 2022 acendem o sinal de alerta e reforçam a recomendação da dose de reforço.   

 

A imunização com duas doses aumenta a proteção do indivíduo, sobretudo as pessoas mais idosas, que enfrentam a imunossenência - o enfraquecimento do sistema imune conforme a idade avança.   

 

A dose extra também é recomendada para imunodeprimidos e para todos aqueles que integram o grupo de risco, uma vez que neste grupo há uma maior possibilidade de agravamento da doença, como por exemplo o surgimento de pneumonias e/ou necessidade de internação.   

 

BENEFÍCIOS DA VACINA CONTRA INFLUENZA PODEM IR ALÉM DA SIMPLES PROTEÇÃO CONTRA GRIPE   

 

O tema da vacinação contra Influenza voltou à pauta não apenas pela nova recomendação de reforço: novos estudos, publicados no periódico Neurology, apontam para a possibilidade de que a vacina contra gripe também colabore para a redução do risco de AVC.   

 

Segundo artigo do Medscape,* o médico J. de Abajo, Ph.D., médico da Universidad de Alcalá na Espanha, disse acreditar que “a vacinação contra a influenza possa ter um efeito protetor contra o AVC, que pode ser parcialmente independente da prevenção da influenza”   

 

“Sabe-se que a infecção pelo vírus da influenza induz uma resposta inflamatória sistêmica que pode precipitar a ruptura da placa de ateroma mediada pelo aumento das proteínas e citocinas reativas"** - portanto, evitar a infecção através da vacinação torna-se tão relevante.   

Na mesma publicação, o Medscape cita que “a análise ajustada revelou que os pacientes vacinados contra a gripe tiveram menor probabilidade de AVC isquêmico 15 a 30 dias após a vacinação (RC de 0,79) e, em menor grau, até 150 dias (RC de 0,92). 

 

A redução do risco associada à vacina contra a gripe foi observada em relação aos dois tipos de AVC isquêmico, e pareceu oferecer proteção contra o AVC fora da época da gripe.     

 

A redução do risco também foi observada nas comparações de subgrupos em homens, mulheres, com mais ou menos de 65 anos, e entre aqueles com risco vascular intermediário e alto.”    

 

Na prática, entendemos que a vacina contra gripe é extremamente importante, não apenas por reduzir os riscos da gripe em si e seus possíveis desdobramentos graves, como hospitalização, mas também por possivelmente contribuir para redução do risco de acidente vascular cerebral.     

 

A vacina contra Influenza (gripe) é disponibilizada em duas versões: a trivalente, disponível da rede pública, e a quadrivalente, que protege contra 4 cepas de vírus Influenza e que está disponível nas clínicas privadas de vacinação.

 

Fontes - ** Artigo: Pode ser que a proteção da vacina antigripal vá bem além da gripe - Medscape - 19 de setembro de 2022.  

 

Open chat
Tem duvidas sobre vacinas?
Olá!

Quer vacinar? Fale pelo whatsapp!!
Enable Notifications OK No thanks